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Gestor Da Controladoria Destaca Avanços Do Serviço De Ouvidoria Do Governo Do Tocantins

Data do post: 14/03/2023 22:04:45   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsAssunto foi tema de pronunciamento durante a solenidade de abertura do 1º Encontro de Ouvidores do Executivo do Estado do Tocantins, nesta terça,14.

Ao mencionar o crescimento no número de manifestações dos usuários pelos canais de ouvidoria do Estado, durante abertura do 1º Encontro de Ouvidores do Executivo do Estado do Tocantins, o gestor da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), José Humberto Pereira Muniz Filho, atribuiu a reflexos das políticas públicas desenvolvidas. “O crescimento de cerca de 40% no número de manifestações é resultado de uma gestão governamental voltada ao aprimoramento dos canais de diálogo com a comunidade e na regulamentação das atividades de ouvidoria na gestão estadual”, destacou.

O evento aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, 14, em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, que acontece em 16 de março. Participaram ouvidores e interlocutores do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual (Se-OUV). Também estiveram presentes representantes da comunidade escolar, vencedores no 12º Concurso de Redação e Desenho da Controladoria-Geral da União (CGU), cuja premiação aconteceu na mesma solenidade.   

Na ocasião, o superintendente substituto da Regional da CGU no Tocantins, Leandro da Cruz Alves, ressaltou a importância da parceria do órgão com a CGE-TO para o fortalecimento do controle social no Estado. “Os resultados alcançados e apresentados aqui hoje demonstram a evolução dessa área tão importante para a administração pública. Isso mostra ao usuário do serviço público que vale a pena se manifestar e apresentar suas demandas ao Governo”, pontuou.

A ouvidora-geral do Estado, Josefa de Oliveira Machado (Graça), apontou características importantes para o exercício da função de ouvidor. “Saber solucionar conflitos, exercer as mudanças necessárias, orientar os cidadãos e garantir a imparcialidade na resolução de problemas são pontos na execução de um bom trabalho de ouvidoria”, pontuou, ao parabenizar os colegas das setoriais e a equipe da Ouvidoria-Geral.

Representando a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a ouvidora do Sistema Único de Saúde (SUS), Iolanda Maria Batista, evidenciou a relevância da função para os serviços públicos do setor de saúde. Ao parabenizar a todos e a todas quero ressaltar em especial os ouvidores da saúde, que têm uma tarefa desafiante no atendimento aos usuários, uma vez que comumente nos procuram em um contexto de doença e precisam de um suporte também afetivo”, disse.

Palestras

O encontro também contou com duas palestras, uma delas com o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP) da Regional da CGU no Tocantins, Eder Lucinda Pereira. O gestor discorreu sobre o papel das ouvidorias públicas na governança das organizações. “Atualmente nós observamos uma mudança de perspectiva sobre as atribuições de ouvidoria. Com isso, é preciso estruturar modelos que levem em conta princípios da boa gestão pública como a avaliação, direcionamento e monitoramento das ações”, esclareceu.

A outra, dedicada a estimular a motivação e o empoderamento, foi ministrada pelo diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde da SES-TO, Robson José da Silva. “Ao realizarem a escuta dos usuários dos serviços públicos, os ouvidores conseguem ser pontes para a resolução de problemas. Isso precisa ser valorizado e exaltado cada vez mais”, destacou, em meio à dinâmicas com música e diálogo com os participantes.

“Se colocar no lugar do cidadão com empatia é algo essencial na função de ouvidor. É importante levar em consideração que cada demanda recebida é única e necessita de um olhar acolhedor”, comentou a ouvidora do Hospital Geral de Palmas, Cristina Ferreira, durante uma das dinâmicas com o diretor da SES-TO.

Premiação

Quanto à premiação da CGU, foram contemplados educadores de três escolas, e estudantes de duas, pelos destaques em mobilização social, orientação, redação e desenho.

O tema do concurso foi Conversando a gente se entende e teve como objetivo oferecer aos estudantes subsídios para a melhor resolução de conflitos por meio do diálogo e para a comunicação não violenta.

Os premiados receberam notebook, tablets, videogames e certificados de reconhecimento.

Confira a lista:  

- A Escola Estadual Indígena Mankraré/Extensão Porteira, do município de Itacajá, vencedora na categoria “Escola Cidadã” foi premiada a coordenadora Ivonete Pereira de Brito, pela condução do plano de mobilização, que resultou no prêmio.   

- A aluna Maria Eduarda Flores de Souza e seu professor orientador, Vinícius Santos Oliveira, da Escola Privada Arte de Crescer, do município de Araguatins, classificada em menção honrosa na categoria Redação do 9° ano do Ensino Fundamental;

- A aluna Júlia Akemi Fossá Tsuruta e sua professora orientadora, Erivânia Rodrigues Ribeiro, da Escola Municipal Degraus do Saber, de Palmas, classificada em menção honrosa na categoria Desenho do 2° ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Governo do Tocantins

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