Curso, com carga horária de 60 horas, foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Com objetivo de melhor capacitar os custodiados da Fazenda Agropecuária Penal de Cariri do Tocantins e contribuir para a reinserção social, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu o curso Manejo e Criação de Suínos para 15 custodiados.
A capacitação, viabilizada pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, teve carga horária de 60 horas e foi ministrada pelo zootecnista do Senar, Osmi da Cunha Lima Junior, na semana última semana. Os participantes serão certificados, o que possibilitará remição da pena pelo trabalho.
O chefe do estabelecimento penal, Paulo Sérgio, frisou as oportunidades advindas com mais essa formação profissional. “O curso trará grandes oportunidades aos custodiados que estão adquirindo muitas experiências com cursos nas áreas agrícola e agropecuária, além da formação profissional, ajudará na recolocação deles no mercado”, pontuou.
Abordagem
A capacitação abordou técnicas de manejo de animais, limpeza de baias, alimentação e outros aspectos relacionados à suinocultura.
Um dos custodiados que participou, J.S.M falou que pretende aplicar o que aprendeu em sua própria granja. “Aprendi e absorvi o máximo das técnicas que o professor passou e pretendo criar minha própria granja voltada à suinocultura. Foi um curso muito proveitoso e quero levar pro meu futuro”, concluiu.