Tocantinópolis/TO

Audiência Pública BRK: Vereador Roberlan Cokim Culpa Políticos Pela Alta das Taxas e Aponta Falta de Ação da ATR na Regulação do Serviço

Data do post: 30/10/2023 02:36:32   Imprimir  -  Compartilhar

Imagens do Site www.tocnoticias.com.brNa última semana, uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Tocantinópolis, trouxe à tona uma questão de grande relevância para a população local: os preços das taxas de serviço de fornecimento de água e coleta de esgoto praticados pela BRK Ambiental.

O evento contou com a presença dos vereadores Enison Nunes, Lamarck Pimentel, Delegado Tiago Daniel, Zé Raimundo do Dertins, Ricardo Palmeira, irmão Jairo e Roberlan Cokim, este ultimo acusou os políticos de não pressionarem a Agência Tocantinense de Regulação (ATR) para a redução dos preços das tarifas.

Quatro vereadores não compareceram a reunião: Eurivaldo Gomes, Branca Gomes, Davi Apinajé e Gerri do Ribeirãozinho, o prefeito Paulo Gomes também não compareceu, segundo o seu representante na audiência pública, secretário de administração Delvani Sousa, o gestor estaria em Brasília, porém, poucas horas depois do término da reunião o prefeito foi visto numa praça no centro da cidade.

Imagens do Site www.tocnoticias.com.brO vereador Roberlan Cokim expôs suas preocupações em relação à gestão da BRK Ambiental no município e apontou a influência política no cenário. Ele destacou que o governador Wanderley Barbosa nomeou Israel Domingues Guimarães Júnior, irmão do deputado federal Alexandre Guimarães, como presidente da ATR. Essa nomeação, segundo Cokim, compromete a fiscalização adequada dos serviços prestados pela BRK Ambiental.

Em seu discurso, o vereador ressaltou que a empresa canadense de água e esgoto, Brookfield, busca lucros consideráveis para apresentar a potenciais compradores, com a intenção de vender a concessão. Cokim enfatizou que a população está cercada devido a contratos políticos, incluindo o PROCON, tornando difícil denunciar abusos da empresa fornecedora de água.

Além disso, o vereador pediu à população que cobre dos políticos locais e sugeriu que o prefeito intervenha na concessão da BRK e assuma o serviço, caso a ATR não tome medidas eficazes para regular os preços das taxas. O Fiscal do Povo enfatizou a importância de envolver os representantes eleitos para pressionar a ATR e garantir uma tarifa mais justa para os consumidores.

Imagens do Site www.tocnoticias.com.brA BRK Ambiental, empresa canadense que opera no município, foi alvo de críticas devido à suposta instalação de hidrômetros sensíveis que podem resultar em custos mais elevados para os consumidores. Roberlan Cokim alertou que esses medidores podem se desgastar rapidamente e demandar trocas freqüentes, o que, por sua vez, aumentaria os custos para a população.

O vereador também informou que a Brookfield está tentando se desvincular das operações no Tocantins, após possivelmente alcançar altos lucros. Segundo suas palavras, a empresa está priorizando seus ganhos antes de uma eventual venda da concessão, o que tem sobrado problemas e prejuízos financeiros para os consumidores de todo o Estado.

A população presente na audiência foi convocada a pressionar os políticos locais a agir em defesa de tarifas mais justas e do fornecimento de água e coleta de esgoto de qualidade. Roberlan Cokim ressaltou que, se a ATR não tomar medidas para regulamentar as tarifas da BRK Ambiental, a população pode enfrentar dificuldades significativas nos próximos anos. Assista o discurso de Roberlan Cokim na íntegra no vídeo abaixo:

Representantes da BRK, PROCON e ATR também participaram. O da agência de regulação engenheiro Lucas Silva da Silveira, fiscal de saneamento, quando perguntado sobre as questões tarifárias sempre respondia que não sabia a resposta, pois era responsável por outra área. O gerente de operações de água e esgoto da BRK Álem Felipe da Silva fez uma apresentação técnica sobre os serviços prestados pela empresa que ele representa.

Imagens do Site www.tocnoticias.com.brA situação em Tocantinópolis levanta questões importantes sobre a regulação de serviços essenciais e a necessidade de transparência e responsabilidade por parte das empresas concessionárias e das autoridades competentes. Os moradores locais agora aguardam ações concretas por parte das autoridades e políticos envolvidos na questão, com a esperança de alcançar uma solução justa para os desafios enfrentados no fornecimento de água e coleta de esgoto.

Fonte: Ascom/Vereador Roberlan Cokim

Veja também
Todas as Notícias