A Polícia Militar do Tocantins, por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), realizou de 14 a 18 de novembro a Operação Cidade Blindada IV em Porto Nacional. A ação contou com reforço operacional especializado, envolvendo equipes da Patrulha Rural do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) e das 4ª e 6ª Companhias Independentes de Polícia Militar (4ª e 6ª CIA), além do efetivo ordinário do 5º BPM.
A operação intensificou o policiamento tanto na zona urbana quanto na zona rural da circunscrição do 5º BPM, resultando em prisões, apreensões e ações preventivas que reforçaram a segurança na região.
Entre as principais ocorrências registradas estão:
- Prisão por cumprimento de mandado de prisão por estupro de vulnerável;
- Duas prisões por direção perigosa e condução de veículo sob efeito de álcool;
- Prisão por tentativa de homicídio;
- Prisão por violência doméstica com lesão corporal grave;
- Lavratura de três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por entregar a direção de veículo a menor ou pessoa não habilitada.
Na zona rural, o policiamento foi reforçado com visitas cidadãs a mais de 35 propriedades, incluindo fazendas, chácaras e assentamentos. Blitz e abordagens foram realizadas nas principais rodovias e acessos às áreas rurais, ampliando a presença policial e a sensação de segurança.
Nas noites de sexta e sábado, 16 e 17, a operação teve ações conjuntas com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Código de Postura do Município de Porto Nacional. Abordagens de veículos e notificações de perturbação sonora foram realizadas, resultando na remoção de 15 motocicletas para o pátio do Detran por irregularidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O Tenente-Coronel Freitas, comandante do 5º BPM, destacou o impacto positivo da operação:
"A estratégia de policiamento adotada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Barbosa, promovendo integração e reforço das unidades policiais, reforça o compromisso com a missão da PMTO de garantir a sensação de segurança à sociedade tocantinense. No 5º BPM, os números da Operação Cidade Blindada IV demonstram que o objetivo da missão foi alcançado, através da maior presença policial nas ruas e aumento da sensação de segurança."
A Operação Cidade Blindada IV é mais uma demonstração do empenho da Polícia Militar do Tocantins em proteger a população e garantir um ambiente mais seguro em todo o estado.