Na noite desta terça-feira, 9, o deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB) anunciou sua desistência da pré-candidatura à prefeitura de Miracema.
A decisão pegou muitos de surpresa, considerando que Ivory havia recentemente confirmado sua candidatura em abril deste ano, depois de inicialmente negar veementemente sua intenção de participar da disputa.
Ivory é diabético, e está atualmente internado em Goiânia, pode ter tido sua saúde como um dos fatores decisivos para a desistência. Sua retirada da corrida eleitoral altera significativamente o cenário político de Miracema.
Em abril, ao anunciar sua pré-candidatura, Ivory provocou mudanças estratégicas importantes: Andréa Bucar (Progressistas) retirou sua pré-candidatura para se aliar a Ivory, e o ex-prefeito Saulo Milhomem (PDT) também desistiu de sua pré-candidatura para apoiar o deputado. Com a saída de Ivory, a dinâmica da eleição se transforma novamente.
A desistência de Ivory tende a facilitar a reeleição da atual prefeita, Camila Fernandes (REPUBLICANOS). A prefeita, até então, não havia recebido apoio direto do Governador Wanderley Barbosa devido à candidatura de Ivory. Com o campo mais aberto, Camila Fernandes tem agora uma vantagem maior na disputa.
A comunidade de Miracema agora aguarda os próximos movimentos dos candidatos restantes e o realinhamento das alianças políticas na cidade.