• Twitter
  • Facebook
  • Youtube

TOCNOTÍCIAS

Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!

Adapec Fortalece Sanidade De Alevinos Em Pisciculturas De Araguaína e Araguatins

Data do post: 26/11/2024 22:42:48   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) realizou, nos dias 25 e 26 de novembro, ações de vigilância ativa em pisciculturas produtoras de alevinos nos municípios de Araguaína e Araguatins. O objetivo foi reforçar a sanidade dos animais aquáticos na fase inicial de desenvolvimento, essencial para evitar perdas e promover o fortalecimento da piscicultura no estado.

Durante a atividade, o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos, Elias Mendes, destacou que foram realizadas inspeções visuais e clínicas em peixes, análise dos parâmetros físicos e químicos da qualidade da água e orientações aos piscicultores. Entre os temas abordados, estão as boas práticas de manejo sanitário, a importância de notificar doenças, e a obrigatoriedade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte seguro dos peixes.

Atualmente, a Adapec possui mais de 1,3 mil pisciculturas cadastradas em todo o estado. O cadastro é essencial para o monitoramento e controle de doenças que possam afetar os peixes e pode ser realizado em qualquer período do ano. O processo é simples, gratuito e pode ser feito no escritório da Adapec do município, mediante fornecimento dos dados do estabelecimento.

Segundo Elias Mendes, a Agência dispõe de profissionais capacitados para oferecer informações valiosas aos piscicultores. “Por meio do cadastro, conseguimos orientar sobre doenças e manejos adequados que ajudam a evitar prejuízos econômicos. É uma medida preventiva que traz segurança e melhores resultados para os produtores”, enfatizou.

A Adapec reforça a importância de iniciativas como esta para garantir a sanidade dos peixes e fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura no Tocantins, uma atividade de grande relevância econômica e social para a região.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também