• Twitter
  • Facebook
  • Youtube

TOCNOTÍCIAS

Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!

Operação Contra ‘Gatos’ De Energia Desativa Mais De 300 Ligações Clandestinas Em Araguaína

Data do post: 26/11/2024 23:27:51   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoUma operação realizada em Araguaína, no norte do Tocantins, identificou e desativou mais de 300 ligações clandestinas de energia elétrica, conhecidas como ‘gatos’. A ação ocorreu nesta terça-feira (26) e contou com a participação de técnicos da Energisa, concessionária de energia do estado, além do apoio da Polícia Militar (PM) e da Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos (DRCSP).

Durante a operação, os técnicos subiram em postes para localizar as ligações irregulares, que estavam abastecendo diversas residências. Segundo a Energisa, a energia desviada até o fim de outubro de 2024 seria suficiente para abastecer por um ano uma cidade do porte de Miracema do Tocantins.

Nos dez primeiros meses do ano, foram desviados 20.244 MWh de energia no Tocantins. Apesar do número significativo, houve uma redução de 26% em relação ao ano anterior, quando o volume de energia furtada alcançou 27.211 MWh.

As cidades com maior incidência de furtos são Palmas, Araguaína e Colinas. Contudo, graças a um trabalho intensivo de mapeamento realizado pelo centro de inteligência de combate a perdas da concessionária, 1.789 MWh de energia já foram recuperados em 2024.

A Energisa reforça que furtar energia é crime e representa riscos à segurança da população, além de impactar negativamente o sistema de distribuição e causar prejuízos à sociedade. Operações como a realizada em Araguaína têm sido fundamentais para reduzir as perdas e garantir um fornecimento de energia mais seguro e eficiente para todos.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também