Vereador alega que apresentou requerimento ainda no ano de 2021 que foi engavetado pelo ex-presidente da casa de leis, e deverá fazer o mesmo contra a prefeitura no qual também apresentou requerimentos pedindo concursos que foram aprovados não cumpridos e nem respondidos pelo prefeito.
Durante discussão sobre a votação de um projeto de lei que aumenta os salários dos servidores contratados da câmara de Tocantinópolis no ultimo dia 08 de fevereiro, o vereador Roberlan Cokim (PSC-TO), aproveitou seu direito a fala para avisar aos demais camaristas e principalmente ao presidente vereador Jairo Pereira que assim como acionou a prefeitura via Ministério Público por conta do não cumprimento da Nova Lei do Fundeb quanto a escolha democrática dos gestores escolares, também irá denunciar o engavetamento feito pela mesa diretora anterior, de um dos seus requerimentos que pedia concurso público para a casa.
“Em 2021 eu fiz dois requerimentos, o primeiro solicitando que fossem adesivados os veículos da câmara quando tinha aqueles gols, né? E uma moto, salvo engano. O presidente da época que era o Zé Raimundo simplesmente não votou, ignorou o requerimento, e engavetou, não foi pra votação. Nós como fiscalizadores que brigamos por concurso, deveríamos dar exemplo e fazer o concurso aqui na Câmara Municipal.” Explicou Cokim.
Continuando sua explanação, Roberlan disse que infelizmente iria pegar o seu requerimento que se quer foi colocado em votação e acionar o Ministério Público, mas antes irá reapresentar o requerimento para se saber o que os demais vereadores querem. “Eu sei que a oposição vai votar favorável ao concurso, os demais eu não sei, vamos saber quando for colocado.” Afirmou.
O vereador que é mais conhecido como “Fiscal do Povo”, avisou o presidente Jairo que já providencie o estudo técnico para que seja organizado o concurso que nunca teve naquela câmara. “Não tenho nada contra as funcionárias da casa de leis, mas não podemos deixar que a própria casa de leis se transforme num cabide de empregos porque com certeza quem tem o contrato aqui vai votar pra quem contratou ela, e não estou aqui pedindo voto de ninguém não, todo mundo sabe as minhas pretensões políticas, mas de já, eu conclamo que nós realizemos o concurso da Câmara Municipal de Tocantinópolis pra nós começar a moralizar o nosso município, porque a minha bandeira se eu conseguir sair candidato e é muito difícil que eu não saia, haja vista que eu já fui candidato só eu e um vice uma vez, e na época deixei de ganhar uma eleição pra vereador porque eu já tinha dito que ia ser candidato a prefeito, na próxima pode ter certeza vai ser do mesmo jeito, e a minha bandeira de luta principal vai ser concurso público, porque o que liberta todo mundo sabe é concurso.” Finalizou Roberlan Cokim.
Após a fala do Fiscal do Povo, o Presidente da câmara Jairo Pereira afirmou que dará início aos estudos para realizar o concurso, não informando quando isso irá acontecer.
Assista a fala do vereador no vídeo abaixo: