Segunda edição do seminário aborda sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia.
Com o tema Sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins – Araguaia no Estado do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) abriu o período de submissão de resumos para o 2° Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor). O período para o envio de trabalhos segue aberto até 15 de abril.
O evento, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). Em sua segunda edição, o seminário trará abordagens sobre conservação e biodiversidade; degradação ambiental; políticas públicas e comunicação no contexto socioambiental, por meio de palestras, mesas-redondas, apresentação oral de resumos e exposição de painéis.
“A realização do seminário será a continuidade de um projeto iniciado no ano de 2021, idealizado com o propósito de criar um espaço de diálogo, debate, integração e compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais, estudantes das diversas áreas, com foco em estratégias de conservação da biodiversidade do Cerrado em território tocantinense, capazes de envolver a sociedade nessa missão que é de todos nós”, informou a bióloga Angélica Beatriz.
Profissionais, pesquisadores e acadêmicos podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/JFQNhS4qGvrss7YA6.
Envio de resumo
O envio do resumo deve ser feito até 15 de abril para o e-mail: resumoseminariopesquisabio@gmail.com. O resultado será divulgado em 8 de maio e, para visualizar, basta acessar o site do Naturatins e também as redes sociais do órgão e do evento: @SeminarioDeBiodiversidade.TO, que é o endereço no Facebook e no Instagram.
“Todo pesquisador que tenha resultados de pesquisa no Tocantins que envolva biodiversidade poderá enviar resumos, devendo antes se inscrever no Seminário”, explica a inspetora de Recursos Naturais do Tocantins, Maria de Fátima Ribeiro.
Dentre os trabalhos submetidos e aceitos, os dez melhores pontuados serão selecionados para apresentação oral (em 23 de maio) e os próximos dez mais pontuados farão apresentação em forma de painel no dia 23 de maio, das 16h30 às 18h. Todos os demais trabalhos aprovados pelo comitê científico serão publicados nos anais do evento.
Os resumos submetidos serão triados pelo comitê científico e distribuídos para avaliadores que os classificarão como: aceitos para o evento, não aceitos e aceitos com ajustes.
Critérios de seleção
Os critérios para a seleção dos 10 resumos e 10 painéis, com melhor pontuação, para apresentação oral e em forma de painéis respectivamente, serão os seguintes:
I. Inscrição do autor no evento (0 – 1 ponto);
II. Pesquisa relacionada ao tema do Seminário (0 – 1 ponto);
III. Pesquisa que envolva espécies ameaçadas (0 – 1 ponto);
IV. Pesquisa realizada em UCs no Tocantins (0 – 1 ponto);
V. Pesquisas que envolva população tradicional (0 – 1 ponto);
VI. Relevância Científica e Inovação (0 – 5 pontos).