O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anunciou na última sexta-feira, 24 de novembro, os resultados da segunda e terceira etapas do processo seletivo para a função pública de diretor de unidade escolar na rede estadual de ensino. As etapas envolveram a Avaliação do Plano de Gestão Escolar e a análise da documentação comprobatória dos títulos dos candidatos, sendo eliminatórias e classificatórias.
Os candidatos classificados podem conferir os resultados no site oficial da Seduc, através do link processo-seletivo-2023. A boa notícia é que os classificados estão agora habilitados para a quarta etapa do certame, que consistirá em entrevistas a serem realizadas entre os dias 12 e 15 de dezembro.
De acordo com o cronograma estabelecido no edital do processo seletivo, o prazo para interposição de recursos é nos dias 27 e 28 de novembro. O processo seletivo contou com aproximadamente 700 inscritos, e as provas foram aplicadas em 22 de outubro nas cidades que são sedes das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).
Aqueles que alcançarem sucesso em todas as fases do concurso ocuparão o cargo de gestor escolar por até três anos, com a possibilidade de recondução, desde que se submetam a um novo processo seletivo.
Os aprovados tomarão posse em janeiro de 2024 e serão submetidos a uma formação oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Adicionalmente, os diretores empossados também terão a oportunidade de realizar uma especialização em gestão, oferecida pela Unitins. Este é um passo significativo para a promoção da qualidade na gestão educacional no estado, destacando o compromisso do Governo do Tocantins com a excelência na educação.