• Twitter
  • Facebook
  • Youtube

TOCNOTÍCIAS

Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!

Tocantins Recebe 18.100 Testes Rápidos De Dengue Para Reforçar Diagnóstico e Atendimento

Data do post: 01/02/2025 12:09:41   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu um importante reforço no combate à dengue. Um total de 18.100 testes rápidos serão distribuídos para os 139 municípios tocantinenses, auxiliando na triagem de pacientes com sintomas da doença. Os materiais serão encaminhados para as unidades de saúde após a conclusão dos trâmites de conferência e alinhamento com as secretarias municipais de Saúde.

De acordo com a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno, os testes ajudarão na identificação rápida dos casos de dengue. "Se ele der positivo, é o indicativo de confirmação, então, o paciente deve ser manejado mais rápido ao atendimento, para evitar que o quadro seja agravado", explicou. No entanto, a especialista reforça que o teste rápido não deve ser o único critério para o diagnóstico, sendo essencial considerar o estado clínico do paciente e exames complementares.

Os testes rápidos serão disponibilizados não apenas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas também para hospitais estaduais e unidades do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Para definir a distribuição entre os municípios, a SES-TO realizará uma reunião com representantes da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Superintendência de Unidades Próprias Hospitalares (SUPH) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO). A quantidade de kits destinados a cada cidade será divulgada posteriormente.

Para garantir o uso adequado dos testes rápidos, a Gerência de Vigilância das Arboviroses promoverá uma webconferência na segunda-feira, 3, às 9 horas. O treinamento é voltado a profissionais que atuam na atenção primária, média e alta complexidade, bem como na vigilância epidemiológica.

Mesmo com a ampliação dos métodos de diagnóstico, a prevenção da dengue continua fundamental. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, também é responsável pela disseminação da zika, chikungunya e febre amarela. Assim, é essencial eliminar os criadouros do vetor.

Outra medida de prevenção é a vacina contra a dengue, que está disponível para a população de 10 a 14 anos nas unidades de saúde das regiões Capim Dourado e Médio Norte Araguaia. Os municípios contemplados com a vacina são:

- Região Capim Dourado: Aparecida do Rio Negro, Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Palmas, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins e Tocantínia.

- Região Médio Norte Araguaia: Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Pau D'Arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

Em 2024, o estado já registrou 24.128 notificações de dengue, com 3.973 casos confirmados** e, infelizmente, sete óbitos. Esses números reforçam a necessidade de intensificar as medidas de combate à doença, incluindo a distribuição de testes rápidos, capacitação de profissionais e conscientização da população.

Com a colaboração de todos, é possível reduzir o impacto da dengue no Tocantins e proteger a saúde da população.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também