O número de pessoas desaparecidas após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, já chega a 16, segundo atualização da Defesa Civil de Estreito (MA) na manhã desta segunda-feira (23). O trágico incidente, ocorrido na tarde de domingo (22), também resultou em uma morte confirmada e outra pessoa hospitalizada.
Duas vítimas já foram resgatadas: Jairo, que foi levado ao hospital de Imperatriz (MA) com vida, e Lorena, cujo corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Tocantinópolis (TO). Entre os desaparecidos, há três crianças identificadas como Felipe (10 anos), Cecília e uma criança de 11 Anos não idenficada até o momento do fechamento da matéria.
Outras vítimas foram parcialmente identificadas pelos primeiros nomes:
- Andreia Maria
- Anselmo
- Anísio e Silvana
- Alessandra (50 anos)
- Salmon (65 anos)
- Cássia
- Gessimar Ferreira (38 anos)
- Marçon Gley Ferreira (mototaxista) e sua passageira Ormarina
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o desabamento foi causado pelo colapso do vão central da ponte. As causas ainda estão sendo investigadas. A ponte foi completamente interditada, e motoristas devem utilizar rotas alternativas.
Rota alternativa Tocantins:
- Via Darcinópolis/TO e Luzinópolis/TO, seguindo pela BR-230/TO até São Bento/TO. De lá, acessar Axixá/TO com destino a Imperatriz/MA.
Rota alternativa Maranhão:
- Pela BR-226/MA, de Estreito/MA até Porto Franco/MA, e depois pela BR-010/MA até Imperatriz/MA.
As buscas foram temporariamente suspensas devido ao risco de contaminação da água do rio Tocantins por substâncias químicas transportadas pelos caminhões que caíram da ponte. A operação conta com 14 mergulhadores e sobrevoos para avaliar a extensão do acidente.
As secretarias de Meio Ambiente do Tocantins (Semarh) e do Maranhão (Sema), junto com a Defesa Civil Estadual e a prefeitura de Estreito, emitiram um alerta para que a população evite consumir ou entrar nas águas do rio.
Municípios impactados no Maranhão: Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.
Abastecimento de Água Suspenso
Em Imperatriz, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) suspendeu temporariamente a captação e tratamento de água devido à contaminação. Caminhões-pipa serão enviados para garantir o abastecimento em locais públicos, como unidades de saúde e delegacias.
As autoridades continuam acompanhando a situação e trabalhando para minimizar os impactos ambientais e humanitários. Novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço das investigações e operações de resgate.